CORPO

GÊNERO E

SEXUALIDADE

PARA QUÊ TE QUERO?

EXPOSIÇÃO VIRTUAL

REALIZAÇÃO

APOIO

ARTISTAS:

ALEX SOUSA

CAEU

CAJU

CHARLES LESSA

ELIANA AMORIM

INDJA

LUCAS TAVARES

MANGUEBIXA E DIVINE KARIRI

MARSONILIA DUARTE

NAYRA MAYARA

ISADORA RAVENA

RAWAN CARVALHO

SOUPIXO

SY GOMES

FICHA TÉCNICA:

Direção Geral:

Wandeallyson Landim

Produção Cultural:

Lucas Vieira

Curadoria:

Vita da Silva

Coordenação do Educativo:

Wellington Soares
Arte Educadoras:

Maria Macêdo

Jaqueline Rodrigues
Interprete de Libras:

Giliard Paulino
Designer Gráfico:

Carlos Henrique

APRESENTAÇÃO

Este Projeto foi selecionado pelo Edital Arte Livre: Edital de Criação Artística realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e fomentada pela Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural do Ceará, de 2020. Toda a programação e material em vídeo conta com tradução em libras. O Projeto de Exposição de Artes Visuais “Corpo, Gênero e Sexualidade: Pra que te quero?” É uma proposta articulada pelo Laboratório de Estudos e Criação Bixórdia com Produção da Ungidas Produtora Cultural em parceria com diversos/as artistas e arte-educadores/as da região do Cariri cearense e do Ceará.

O Laboratório de Estudos e Criação Bixórdia  desde sua criAÇÃO vem promovendo e desenvolvendo atividades artísticas-formativas-educativas-informativas, atuando no combate a LGBTIfobia e na promoção e valorização de pessoas LGBTI+ na região do Cariri Cearense através da arte-educação, realizando ações como rodas de conversas, grupo de estudos, oficinas, laboratório de criação e experimentação, cursos, exposições de arte, vivências, conferências, e entre outras atividades, que juntamente com outros projetos/coletivos, entidades e organizações vem colaborando com nossas ações e somando na luta contra as articulações das opressões estruturais deste sistema cisgênero, capitalista, racista, patriarcal, machista, heterossexista e LGBTIfóbico. A exposição se propõe a abrigar trabalhos de 14 (quatorze) artistas cearenses que em suas produções estéticas/artísticas tencionam questões étnicos-raciais, de gênero e dissidências sexuais.

O Projeto tem por objetivo realizar uma exposição de artes visuais, intitulada  “Corpo, Gênero e Sexualidade: para que te quero?” que conta com uma programação ao longo do mês de fevereiro. A exposição é realizada com a participação de  jovens artistas contemporâneos/as cearenses que em suas produções refletem e discutem as questões e vivências da população LGBTI+, da mulher, do corpo, de questões étnicos-raciais e sociais, pensando em outras centralidades geográficas e potencialidades que estão a produzir fora (a margem) dos grandes centros urbanos. Junto à exposição, o projeto conta com oficinas de formação estético-artística, debates e falas abertas sobre a produção estético/artístico dos/as artistas em diálogo com as produções artísticas contemporâneas. A exposição contará com Curadoria de Vita da Silva (Arneiroz-CE); Produção Cultural de Lucas Villi (Ibicuã - CE); o Educativo com  coordenação do Wellington Soares (Crato-CE); e as Arte-Educadoras Maria Macêdo (Juazeiro do Norte-CE); e Jaqueline Rodrigues (São Paulo-SP); que produziram coletivamente todo o Material Educativo. O catálogo da exposição estará disponível para acesso e download neste site. O material gráfico e visual  deste projeto foi organizado pelo Designer Gráfico Carlos  Henrique (Crato-CE).

Por considerarmos a importância desse projeto e das ações desenvolvidas pelo  Laboratório Bixórdia na região do Cariri cearense, e percebendo a urgente necessidade de investimento em ações afirmativas, de manutenção, preservação e disseminação da produção cultural artística LGBTI+, valorização das mulheridades e das pluralidades étnico-raciais, justifica-se a realização deste projeto, sobretudo pelo recorte curatorial feito apenas com a participação de artistas cearenses a partir de suas produções, de modo que possam de alguma maneira fazer a sociedade refletir  sobre a importância de criar espaços geradores de diálogos apontando para outras possibilidades diversas de existências.

 

Wandeallyson Landim 

Direção geral

PROGRAMAÇÃO

ENCERRAMENTO DA EXPOSIÇÃO

PRORROGADO PARA O DIA 30 DE MARÇO

14:00

LANÇAMENTO DO VÍDEO-FALA DA CURADORIA “CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: PARA QUE TE QUERO?”

COM VITA DA SILVA

NO CANAL DO YOUTUBE 

(BIXÓRDIA LABORATÓRIO)

02/02

01/02

19:00

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO

LIVE DE ABERTURA

NO INSTAGRAM DO @BIXORDIA.LAB

03 ao

11/02

14:00 e 17:00

LANÇAMENTO DOS VÍDEOS: “FALA DE ARTISTA”

NO CANAL DO YOUTUBE  (BIXÓRDIA LABORATÓRIO) 

LANÇAMENTO DO CATÁLOGO VIRTUAL  DA EXPOSIÇÃO  “CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE: PARA QUE TE QUERO?” NO SITE (https://labbixordia.wixsite.com/corpogenero).

15/02

17/02

14:00

LANÇAMENTO DO VÍDEO-FALA DO EDUCATIVO “PARA DESTRUIR CERTEZAS E POSSIBILITAR A DÁDIVA DA DÚVIDA” 

27/02

18:00 ÁS 20:30

OFICINA “IMAGENS INSURGENTES: BIXAS PRETAS EM SALA DE AULA”

COM WELLINGTON SOARES

(INSCRIÇÕES NA BIO DO INSTAGRAM)

10:00

MOSTRA DA PRODUÇÃO/PROCESSOS DA OFICINA

NO INSTAGRAM DO @LAB.BIXORDIA

19:00

WEBINÁRIO - “CORPO GÊNERO E SEXUALIDADE: PARA QUE TE QUERO?” COM LUCAS VILLI, VITA DA SILVA, WANDEALLYSON DOURADO E WELLINGTON SOARES NO CANAL DO YOUTUBE  (BIXÓRDIA LABORATÓRIO)

25 e 26/02

02/03

30/03

17:00

ENCERRAMENTO DA PROGRAMAÇÃO-EXPOSIÇÃO. LIVE DE ENCERRAMENTO

NO INSTAGRAM DO @LAB.BIXORDIA