Bruno Costa
VÃO LIVRE
Bruno Costa
VÃO LIVRE
ISADORA RAVENA
Isadora Ravena é travesti, artista multilinguagem e professora. Graduada em Teatro e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará. Suas criações hibridizam cena, audiovisual e artes visuais. Tem se interessado em pesquisar tecnologias de descolonização da imaginação. É autora do livro “Sinfonia para o fim do mundo” (2020).
CAEU
Transviado desnaturalizado no Cariri. articulando fotografias, desenhos, escritas e pesquisas em formas de transbordar. artista por nascimento e nascido por acidente. estudante de jornalismo vinculado ao grupo limbo e comunicador visual nos tempos não-livres da Universidade Federal do Cariri - UFCA.
SY GOMES
Sy Gomes Barbosa é travesti, negra, cearense e aficionada por criar mundos. Artista visual, cantora, compositora, performer e produtora cultural. 21 anos de idade. Recém formada em História pela Universidade Federal do Ceará - UFC e integrante do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes. É parte do 71º Salão de Abril com a obra “Centro de Gravidade”. Atualmente pesquisa e produz em sua afirmação “travestis são como planta.
ALEX SOUSA
Homem trans, artista, arte-educador e pesquisador, natural do Crato - CE. Graduando em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq. Foi bolsista do Programa de Iniciação à Docência – PIDID/URCA e também foi bolsista do programa Residência Pedagógica - CAPES. Participou das exposições: Mulheres Pensantes Presentes – URCA, 2018; Não Nasce Artista, Torna-se: O Feminino nas Artes Visuais - MORTALHA – CCBNB, 2016 e a exposição Escrever: À Escuta de Novos Sentidos – CCBNB, 2016. Vêm pesquisando o corpo trans homem na arte, nas linguagens do desenho, fotografia, instalação e pintura.
INDJA
Gabriel Oliveira é Indígena kariri, muralista, performer, pintora, cantora, produtora cultural e DJ. Residente na Cidade de Juazeiro do Norte -CE. Graduanda do curso de Licenciatura em Artes Visuais na universidade regional do Cariri - URCA. Na Retomada e descolonização a partir da imagem e ação dentro das linguagens das Arte Visuais por meio da recepção acidental. Produção de Pinturas, murais e performances em espaços públicos, abordando tema de culturas e etnias indígenas e afro brasileiras.
NAYRA MAYARA
Nayra Mayara é uma artísta nascida no sertão de Pernambuco na cidade de Araripina, onde viveu até os oito anos de idade. Os sertões pernambucano e cearense sempre foram caminhos percorridos, devido as adversidades da vida a artista acabou por morar em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. É graduada em Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri – Urca. Integrante dos grupos de pesquisa NZINGA – Novos Ziriguiduns (Inter)Nacionais Gerados na Arte, e o Grupo Duplos. Foi bolsista do programa Residência Pedagógica/CAPES (2018 - 2020). Tem interesse em questões de gênero, étnico-raciais, filosofias xamanicas. A poética dos seus trabalhos se desenvolve a partir de memórias, questões estéticas das mulheres negras e sobre as fragilidades das famílias de pessoas negras, tendo como foco inicial a perspectiva da artista.
SOUPIXO
Soupixo (Cariri-CE, 1994) é artista, oleira, riscadora de pele, sócia na Fatozero Produções Culturais e etc. Foi desenhista profissional e bordadeira comercial na infância. Na adolescência se formou como técnica em informática(2016) e foi estagiária/faz-tudo-mas-nada-na-sua-área em uma empresa aí. É também formada sem diploma no curso de Licenciatura em Arte visuais pela URCA(2019). Hoje através da arte materializa imagens/palavras/sentimentos em suportes variados, tendo como força geradora de sua poética reflexões sobre corpo, memória, gênero e raça.
ELIANA AMORIM
Eliana Amorim (Exu, Pernambuco. 1996-). Reside atualmente em Juazeiro do Norte, Ceará. Retirante. Artista visual, pesquisadora, arte-educadora e produtora cultural. Licenciada em Artes Visuais pelo Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri-URCA. É Co-líder do Grupo de Pesquisa NZINGA: Novos Ziriguindus (Inter)Nacionais Gerados nas Artes CNPq/URCA, e pesquisadora no Projeto YABARTE: Processos gestacionais na arte contemporânea a partir dos pensares e fazeres negros femininos, ambos liderados pela artista visual e professora universitária Dra. Renata Felinto.
MANGUEBIXA E
DIVINE KARIRI
Manguebixa e Divine Kariri são duas vultuosas que habitam e confundem os corpos de Tiago e Pablo. Quando sentem o chamado, se revelam um formato de gente-bicho-humano para registrar nas linguagens as mensagens de suspensão do céu. Tiago e Pablo são caririenses. Tiago é Cientista Social pela Unviersidade Regional do Cariri - URCA e atualmente é mestrando em sociologia na Universidade Estadual do Ceará - UECE. Pablo é cordelista, jornalista pela Universidade Federal do Cariri - UFCA e Mestre em cultura e sociedade pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.
RAWAN CARVALHO
RAWAN CARVALHO, é artista graduado em Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro de Artes da URCA (2019). Membro do Grupo de Pesquisa JOIA - Jogo Invento Artesanais/CNPq (2018), onde atua como pesquisador. Desenvolve processos em duas frentes pesquisa: 1- Gênero/sexualidade com o recorte temático sobre a causa LGBTI+ com enfoque na desenvoltura do corpo do homem gay que se emancipa subvertendo pontuais idealizações opressoras; 2 - Território da tridimensionalidade, voltando-se para produção de objetos e instalações sobre fenômenos da natureza e fenômenos físicos, ambientes naturais e ilusão ótica.
LUCAS TAVARES
Do Sertão Central Pernambucano, município de Parnamirim, Lucas Tavares (1995) reside na cidade de Crato no Cariri Cearense desde 2015. Ex coroinha, Artista Visual e Estudante do curso de Licenciatura em Artes Visuais no Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri (URCA). Suas pesquisas são direcionadas para as potências do corpo BIXA. Expôs na Residência Artística do Festival Sérvulo Esmeraldo 90 anos (2019). É colaborador do projeto artístico Manejo Movente - Práticas sociais, da terra e das imagens, projeto desenvolvido para a exposição 36o Panorama da Arte Brasileira - Sertão (2019). Membro do Grupo de Pesquisa Uaná (URCA), destinado ao estudo das imagens e às práticas artísticas.
CAJU
Carlos Junior é estudante do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri - URCA, atua na área da ilustração e de intervenções artísticas entre a performance e o muralismo. Suas criações surgem a partir do universo das máscaras, presentes em suas colagens digitais, esculturas, intervenções com lambe-lambe e pintura mural. Seu trabalho é construído a partir dos vestígios estéticos históricos da máscara, relacionado ao imaginário inventivo fantástico, numa ótica urbana do contexto contemporâneo vivenciado pelo artista
CHARLES LESSA
Graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri/URCA. Bolsista no laboratório de criação de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes 2020/2021. Participou de algumas exposições coletivas, dentre elas a Viagem a Aurora de um Novo Mundo em 2020 na Galeria b_arco em São Paulo, tive em 2019 minha segunda exposição individual chamada Que na próxima existência se houver eu nasça girafa, também participei de três edições do Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana em Fortaleza - CE, em 2017/19/20. Artista visual, artesão, designer e produtor na empresa Charles Lessa